Diocese participa da Assembleia do Regional Sul 1 de Animação Bíblico-Catequética

De 05-07 de agosto, aconteceu, no convento das Irmãs Agostinianas, em Jundiaí SP, a Assembleia do Regional Sul I, de Animação Bíblica-Catequética. Retomando de forma presencial, após dois anos sem sua realização, devido a pandemia do covid19.

Dom Milton, Bispo de Barretos e Referencial para a Animação Bíblico-Catequética, do Regional Sul I, foi quem abriu a mesma com uma breve apresentação do Doc de estudo 114, da CNBB, que trata da Animação Bíblica da Pastoral, com destaque para o n. 24 que diz, “Portanto, ao propor-se a Animação Bíblica da Pastoral a Igreja no Brasil não busca nenhuma novidade. No entanto, reconhece que se quiser evangelizar com alma, com paixão, se deseja que a fonte da Palavra sempre jorre para seu povo, não há caminho mais efetivo do que deixar-se mover pela força da Palavra em todas as suas ações e todos os seus projetos. ‘Quando não se formam os fiéis num conhecimento da Bíblia conforme a fé da Igreja, no sulco da Tradição viva, deixa-se efetivamente um vazio pastoral’(VD,n.73)”.

Na sequência foi apresentado o assessor do Encontro o Prof. Bruno Tamancoldi, que dispôs o tema central em cinco temáticas, na 1ª- A Vocação do Catequista: Inspiração Bíblica, Eclesial e Pastoral; 2ª- Catequistas em Saída; Co Semeadores; 3ª – A Semente e o semeador – E a Palavra habitou entre nós; 4ª – Animação Bíblica da Pastoral – “Missão desde dentro”; 5ª – A Bíblia na vida da Igreja – Introdução a Lectio Divina. Desta forma, da vida para a prática, na vida cotidiana do catequista a importância de autêntica formação Bíblica e Eclesial, para a vivência de uma verdadeira Animação Bíblica da Pastoral, em sua missão evangelizadora.

Durante todo o encontro houve momentos para a apresentação dos trabalhos realizados pelas sete Sub-regiões e suas Dioceses e a apresentação do resultado do censo. A Diocese de Amparo esteve presente com a participação do assessor eclesiástico pe. Tarlei Navarro Pádua Souza, as coordenadoras Eliana A Ferraz, Maria Cemia Fiorino e Nilza Campelo, ambos membros da Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética.

Compartilhar:

Veja mais