As celebrações dos 300 anos foram concluídas no Santuário Nacional no último dia 12 de outubro, mas os trabalhos na casa da Mãe Aparecida continuam com toda força e as novidades para os próximos meses, especialmente para 2018 já estão sendo preparadas.
Nos próximos meses, novembro e dezembro a Senhora Aparecida continuará a ser celebrada no dia 12, estendendo as comemorações do Jubileu em uma celebração após a missa das 9h, no Altar Central, no mesmo horário das Coroações, às 10h. “Será Maria, a rainha protegendo o seu povo”, explica o padre João Batista.
A grande novidade anunciada pelo reitor será o Dia Nacional Mariano, com celebrações especiais a partir de janeiro de 2018 a cada dia 12, refletindo Maria, a Leiga fiel a Jesus, em razão do Ano do Leigo que será aberto pela Igreja na véspera de Cristo Rei.
“Para nós, 2018 será Maria, a leiga fiel a Jesus, ela que com toda a sua força maternal, acompanhou o filho amado de Deus e fez com que Ele se tornasse pra nós o Deus Conosco, e a missão da Igreja é gerar Jesus para o mundo, então nós vamos olhar para Maria, como aquela leiga que realizou essa missão”, enfatizou o reitor.
O Dia Nacional Mariano será celebrado no Santuário Nacional com cerimônia especial, a reza do terço, entre outras ações que serão divididas nos nove meses que antecedem a Festa da Padroeira em outubro de 2018. “Nós estamos já com o texto da novena quase pronto e vamos olhar para Maria, como a discípula missionário de Jesus. Não tem outra maneira de celebrá-la senão como aquela que seguiu Jesus, e aquela que levou Jesus e continua levando Jesus para o mundo”, pontou padre João Batista.
Além disso, os devotos têm muito a celebrar em 2018, pois há 40 anos, a imagem de Aparecida era restaurada e entregue novamente ao povo brasileiro, após o tentado em 1978. “Nossa Senhora renasceu das águas praticamente, ela foi reencontrada a partir de uma realidade difícil, ela foi dada novamente ao povo brasileiro,” recordou o missionário redentorista, padre João Batista.
Outro ponto destacado pelo reitor para 2018 foram às obras, entre elas, o Caminho do Rosário e a definição do projeto de acabamento do Santuário. “No próximo ano esperamos entregar o Caminho do Rosário e já começar a pensar no projeto de acabamento externo do Santuário que vai levar alguns anos, mas é preciso já ter o projeto, para em 2019, se Deus quiser e se a generosidade do Devoto continuar, nós vamos iniciar esse projeto já na sua execução.”
Informações: Portal A12