CURSO BÍBLICO (II)

Trataremos, aqui, do como entender as citações bíblicas e de um método para fazer uma leitura integral da Bíblia.

  1. Aprendendo a entender as citações

É importante entender bem as citações bíblicas. Seguimos, aqui, um artigo de Carlos M. Nabeto (Conhecendo a Bíblia Sagrada, online) sobre o assunto. Escreve ele:

Quando quisermos citar a Primeira Epístola aos Tessalonicenses, basta escrever 1Ts. A seguir, informamos o capítulo. Assim, 1Ts 2 significa Primeira Epístola aos Tessalonicenses, capítulo dois. Para fazer citações mais completas, usamos alguns sinais de pontuação:

– A vírgula separa os versículos do capítulo. Ex.: Mt 16,18 significa: Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18.

– O hífen representa uma sequência de capítulos ou versículos. Ex.: At 1-2 significa Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 (integrais); Ex 15,2-5 significa Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 a 5.

– O ponto [.] apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente. Ex.: 1Cr 1.3 significa Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3; Is 32,1.4.6 significa Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6.

– O ponto-e-vírgula dispõe capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro. Ex.: Jo 3,23-25; 6,1-4 significa Evangelho segundo João, capítulo 3, versículos de 23 a 25 e capítulo 6, versículos de 1 a 4.

– Algumas citações podem usar “s” e “ss” a seguir ao número do capítulo e/ou versículo. O “s” significa “e seguinte” e “ss”, “e seguintes”. São usados para simplificar – ainda mais – a citação, respectivamente, de dois ou três capítulos e/ou versículos. Ex.: Rm 2,5s significa Epístola aos Romanos, capítulo 2, versículos 5 e 6 (isto é, o versículo 5 e o seguinte). Ap 6,7ss significa Livro do Apocalipse, capítulo 6, versículos de 7 a 9 (isto é, o versículo 7 e os dois seguintes). Tg 1s significa Epístola de Tiago, capítulos 1 e 2 (isto é, o capítulo 1 e o seguinte).

Com todas essas abreviações e sinais, podemos montar e citar, de forma bem resumida, qualquer passagem bíblica: Ex.: Lv 1,12-15.20; 3,2s; Mc 1,3ss.10; 2 Cor 3-5 significa, respectivamente: Livro do Levítico, capítulo 1, versículos de 12 a 15 e o versículo 20; no mesmo Livro do Levítico, capítulo 3, versículos 2 e 3; Evangelho segundo Marcos, capítulo 1, versículos de 3 a 5 e o versículo 10, e segunda Epístola aos Coríntios, capítulos de 3 a 5.

  1. Roteiro para uma proveitosa leitura da Bíblia

Importa, prezado(a) leitor(a), ter algumas dicas importantes que o (a) ajudem a fazer uma proveitosa leitura ou mesmo um estudo bíblico eficiente, ainda que sozinho no silêncio do seu dia a dia.

Primeiro, é essencial que você tenha, em mãos, uma boa tradução da Bíblia, já que a maior parte dos fiéis não pode ler os textos sagrados nos originais (hebraico, aramaico e grego). Faz-se importante usar um ou mais livros de acompanhamento, conforme, oportunamente, indicaremos, pois não é fácil, humanamente falando, entender uma coleção de livros escritos entre os séculos 12 a.C. e 1 da nossa era, passando por pessoas, línguas, tempos e lugares tão diferentes.

Certo é também que não se estuda a Bíblia como um livro de literatura qualquer, mas, sim, a partir de três pontos importantes e mesmo necessários:

1) a : é preciso crer que aquela é Palavra de Deus, foi escrita sob a infalível moção do Espírito Santo e a nós entregue, corretamente interpretada pelo Magistério da Igreja. 2) essa fé não é morta, mas nos leva à Caridade ou a concretizar no dia a dia aquilo que ali estamos lendo. Amando a Deus, o Objeto da Bíblia, ama-se o próximo e, por conseguinte, há empenho por um mundo melhor, mais justo e fraternal. 3) Esse amor e conhecimento de Deus nos conduz, de forma necessária, à Oração perseverante, assim como deve ser perseverante a leitura diária da Palavra de Deus escrita como alimento e sustento de nossa caminhada, neste mundo, em busca da Pátria definitiva, a Jerusalém celeste.

Eis, agora, alguns pontos de ordem prática:

1) Realize uma leitura cursiva ou sequencial da Bíblia, sem se prender, em demasia, a detalhes deste ou daquele livro (números, dados arqueológicos, questões críticas etc.) que podem falar muito aos estudiosos dos nossos tempos, mas eram secundários aos escritores bíblicos (hagiógrafos).

2) Alguns leitores em particular podem lucrar com um estudo bíblico que comece com o livro do Gênesis e vá até o Apocalipse, mas esse modelo não parece ser o mais indicado. O ideal é começar pelo Novo Testamento e só depois ir para o Antigo, por meio de uma sequência lógica apontada por estudiosos experientes.

3) O roteiro para a leitura do Novo Testamento é o seguinte: comece sempre pelos Evangelhos sinóticos (semelhantes), ou seja, Mateus, Marcos e Lucas. Eles podem ser lidos um após o outro ou juntos nas passagens paralelas. Depois deles, leia o livro dos Atos dos Apóstolos, que é uma continuidade dos três Evangelhos sinóticos. Feita a leitura dos Atos, passe ao Evangelho de São João e às suas três breves cartas. Tem-se, assim, o ensinamento joanino – que é, sem dúvida, mais teológico – a completar o estudo dos Evangelhos sinóticos.

Terminada essa etapa, passe aos escritos de São Paulo, às suas Cartas, pela sequência em que foram escritas: 1ª e 2ª Tessalonicenses, Gálatas, 1ª e 2ª Coríntios e Romanos. Vêm, depois, as chamadas “Cartas do Cativeiro” ou do tempo em que Paulo já estava preso. São elas: Filêmon, Colossenses, Efésios e Filipenses. Seguem-se a elas as chamadas Cartas Pastorais: 1ª Timóteo, Tito e 2ª Timóteo e, por fim, a Carta aos Hebreus. Está é de inspiração paulina, mas não escrita por São Paulo, ao que hoje se acredita. Todas elas falam da presença do Cristo Ressuscitado na sua Igreja, seu Corpo místico. Tratam também da aplicação dos frutos da Redenção do Senhor Jesus a toda a humanidade e a cada ser humano em particular.

Na sequência, leia as demais Cartas, chamadas católicas, isto é, universais, como Tiago, 1ª e 2ª Pedro e Judas, e, por fim, o Apocalipse de São João, embora esse livro possa também ser lido no final de todo o percurso bíblico. Afinal, ele “constitui como que uma recapitulação de toda a Escritura, tanto do Antigo como do Novo Testamento; faz reviver os temas do paraíso terrestre (cf. Ap 22,1-4 e Gn 2,8-15), de Jerusalém, Cidade de Deus (cf. Ap 21,2-22, 5 e Is 60,1-22), da Esposa do Senhor (cf. Ap 19,7; 21,2 e Is 62,4s; Os 2,21, e os profetas em geral), do tabernáculo do Altíssimo (Ap 21,3s e Ex 25,1-27) e outros, donde se vê o quanto é oportuno que o leitor conheça o fundo das ideias a que alude” (E. Bettencourt. Para entender o Antigo Testamento, 1990, p. 262).

Questionário: 1. Queira copiar a citação bíblica do Evangelho segundo Lucas, capítulo 19, versículo 5. 2) O que significa o hífen, o ponto e o ponto-e-vírgula nas citações bíblicas? 3) Por que é importante uma boa tradução da Bíblia? 4) Quais são os três pontos importantes e necessários para a leitura da Bíblia? 5) Qual o modelo (sequência) mais indicado para se começar a ler a Bíblia?

Envio das respostas: Na folha, nome completo e telefone, pergunta enumerada e a resposta. Pode enviar no e-mail a seguir: if.savio@hotmail.com ou por correio: Curso Bíblico. Rua Barão de Campinas, 307, Centro. CEP 13900-110. Amparo, SP.

Leia o CURSO BÍBLICO I

Ir. Vanderlei de Lima e seminarista João Félix, coordenadores do Curso Bíblico.

 

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que