COMUNIDADE FESTEJA PADROEIRA SANTA TERESA DE CALCUTÁ

Comunidade Madre Teresa de Calcutá-18Comunidade dedicada a Madre Teresa de Calcutá celebrou a padroeira com grande alegria. A comunidade recebeu o nome da então Beata em meados dos anos noventa, quando o padre Francisco Cocaign estava à frente dos trabalhos pastorais da Paróquia Santo Antônio, na cidade de Santo Antônio de Posse.

O Tríduo em honra a padroeira teve início no dia 02 de setembro, com Missa presidida pelo vigário geral, monsenhor Pedro Maia Pastana. Ninguém é melhor do que o outro, devemos aprender a servir, acolher, aconselhar e ter misericórdia devemos seguir o exemplo da Madre Teresa de Calcutá. “Nós somos administradores daquilo que Deus nos deu”, disse o monsenhor.

Na manhã do sábado, dia 03, o pároco padre Wellington Gustavo de Souza conduziu o bate-latas com as crianças, momento de alegria e também de catequese, buscando levá-las a entender o porquê cremos na santidade.  À noite, o 2º dia do Tríduo foi presidido pelo padre André Ricardo Panassolo, que refletiu dizendo que “devemos deixar para trás o bom assim como diz o mandamento amar Deus sobre todas as coisas”.

Desapegando das pessoas que amamos para buscar Deus. Desapegando da nossa vida, e usando-a para minimizar os sofrimentos dos outros: “Deus nos fez para os outros”. E renunciando a tudo que temos, os nossos bem tem que estar a serviço dos outros. Nós temos que amar aquilo que o mundo recusa amar. “Os bons merecem nosso amor e os maus precisam dele”, como dizia Madre Teresa.

No domingo ocorreu a Hora Santa pela canonização de Madre Teresa e também a exibição do filme de sua vida. A Celebração Eucarística do 3º dia do Tríduo foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga, que animou a comunidade dizendo que Santa Madre Teresa de Calcutá é uma grande defensora dos que mais precisam. Temos que ter a coragem da Santa, de proteger, cuidar, acolher, vontade de exercer o Evangelho, e não hesitar em dar a mão, assim como ela fez com Jesus, se entregou a Ele, o aceitou e renunciou a tudo e todos pelo Seu amor. Quem quer chegar a Deus deve renunciar, ter coragem, ter certeza e vontade.

No dia 5 de setembro, dedicado à Santa Teresa de Calcutá, presidiu a Santa Missa o pároco. “Santidade é fazer a vontade de Deus com um sorriso”, disse padre Wellington. O amor a Deus se concretiza no amor ao próximo, não julgar as pessoas porque quando as julgamos não temos tempo para amá-la. “O bem que você faz fica só entre você e Deus”. A realização de fazer o bem é amar a quem mais necessita, sem recompensa, é amar a Deus.

A cada dia do Tríduo foi proposto um gesto concreto, no 1º e 2º dia foram ofertados produtos de limpeza, e no 3º dia, leite, todos oferecidos ao Lar São Vicente de Paulo. No dia da padroeira a oferta foi de produtos alimentícios destinados aos Vicentinos, podendo assim a cada oferta se colocar um pouquinho a serviço concreto dos irmãos a exemplo de Santa Teresa de Calcutá.

Depois destes dias dedicados a Santa Madre Teresa de Calcutá, a comunidade se fortalece por ter sua intercessora reconhecida como Santa junto a Igreja, e conta com todas as pessoas que vivem na comunidade para participarem com vigor no desenvolvimento dos serviços sociais, por meio dos trabalhos pastorais presentes na comunidade, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde, ou em outras funções litúrgicas, como leitores e animadores, enfim todos os colaboradores, mas principalmente como irmãos que se fortalecem nas orações uns juntos com os outros, em família.

Informações: Pascom Santo Antônio

Compartilhar:

Veja mais