A comunidade da Paróquia São Benedito celebrou, de 23 a 27 de abril, a tradicional festividade de Nossa Senhora do Monte Serrat. “Mãe de Deus do Monte Serreado” é uma imagem de Maria, a mãe de Jesus Cristo, localizada no Mosteiro de Montserrat, no município de Monistrol de Montserrat, na província de Barcelona, na Catalunha, na Espanha.
A imagem é padroeira da comunidade Monte Serrat, localizada na Vila Bianchi, em Mogi Mirim.
A celebração religiosa teve início no dia 23, um sábado, com uma missa às 18h. O domingo, 24, marcou o primeiro dia do Tríduo em louvor à padroeira, pedindo a sua intercessão para que a comunidade, com suas pastorais e movimentos, seja renovada no amor, no serviço, na unidade e partilha.
Nos dias 25 e 26 de abril, seguiram as missas do segundo e terceiro dia do Tríduo. No segundo dia, celebrou-se a anunciação do Evangelho a toda criatura, assim como fez Maria, a primeira evangelizadora e instrumento de Deus para vinda de Jesus entre nós.
Já no terceiro e último dia do Tríduo, a Igreja se reuniu na alegria de celebrar a vitória do Cristo Ressuscitado e foi convidada a deixar-se mover e conduzir por Deus, como também fez Maria, sem questionar, confiando totalmente sua vida ao Senhor.
Nesse mesmo dia, após o início da missa, a comunidade paroquial seguiu em procissão, acompanhando a imagem de Monte Serrat, entoando cânticos e orações, pelas ruas no entorno à igreja. A solenidade foi encerrada com o rito de coroação de Maria.
Programação social
Além da programação religiosa, neste ano, a paróquia conseguiu retomar os eventos que estavam suspensos por força da pandemia de Covid-19. No dia 23, os fiéis puderam, por exemplo, participar da quermesse com a famosa roleta de prêmios.
No dia 24, um bingo foi promovido no salão de eventos da comunidade. No último dia da festividade, houve ainda a entrega do bolo de Nossa Senhora do Monte Serrat. Segundo a equipe responsável pela festa, em média, 400 pedaços de bolo foram vendidos.
Ana Paula Meneghetti, agente da Pascom