O 2º Encontro Missionário Diocesano, ocorrido no domingo, dia 22 de outubro, reuniu cerca de 180 pessoas no Instituto Educacional Imaculada Conceição (Colégio Imaculada), em Mogi Mirim. Promovido pelo Conselho Missionário Diocesano (Comidi), o encontro teve como tema “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja em Saída a serviço do Reino de Deus”, e lema “Sal da Terra e Luz do Mundo” (Mt 5,13-14).
“Desde criança, sempre gostei e admirei muito as missões. Já participei de algumas aqui em Itapira, aliás a cruz da comunidade Bom Jesus é de uma dessas missões, momento de grande aprendizado na minha vida. O encontro foi uma experiência maravilhosa, um resgate aos meus princípios. Contagiar-me pelo exemplo missionário de Madre Teresa, Irmã Dulce e tantos outros resgata em mim o fervor da missão, chegando a derrubar lágrimas de emoção e gratidão! A missão nos aproxima de Deus! Agradeço ao Comidi pelo convite, para mim, veio no momento certo, me senti uma escolhida por Deus!”, alegra-se Silvia Cristina Guimarães Marquezini, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados de Itapira.
Para o coordenador do Comidi, seminarista Everton Nucchi, encontros como o ocorrido ajudam todos a terem uma atuação para discernir profundamente os desafios e questionamentos, sejam eles econômicos, sociais, éticos, políticos e especialmente religiosos, em uma sociedade como esta em que vivemos, contraditória e fragmentada.“É necessário que tenhamos consciência de que somos sujeitos eclesiais e que somos chamados a ser missionários, que esta é a nossa essência desde nosso batismo. Ser missionário não é uma escolha porque a Igreja por sua natureza é missionária. O encontro mostrou que precisamos ser protagonistas de uma Igreja em saída, que não fica trancafiada em si, mas que se abre para dialogar com a sociedade à luz da fé cristã católica ”, explica o coordenador.
A partir do tema e lema, o encontro buscou conscientizar sobre a importância dos cristãos leigos e leigas para a ação evangelizadora da Igreja. O assunto vem ao encontro do Ano Nacional do Laicato, que começa em novembro, na Solenidade de Cristo Rei do Universo. “Existem lugares onde apenas os leigos conseguem chegar na sociedade, e é fundamental que os leigos se tornem esperança e força da Igreja neste mundo”, disse.
“Foi uma experiência muito boa e acredito que devido ao incentivo da primeira missão jovem da diocese, ocorrida há um mês, havia vários jovens. Para nós, que estamos começando agora a conhecer a realidade da missão, é um grande aprendizado e de grande ajuda para compreendermos o que nosso querido Papa Francisco nos pede ao falar que temos que ser uma Igreja em saída. Assim, vemos as pessoas com os olhos da misericórdia e saímos da nossa zona de conforto para poder encontrar Deus nos mais necessitados, levando a alegria e a esperança de ser de Cristo”, conta a jovem Naíne Corazin, da Paróquia São Sebastião de Amparo.
Durante o encontro os participantes assistiram a um vídeo do Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com uma mensagem de incentivo. “Eu envio a vocês, não só a minha saudação, mas acima de tudo a minha oração, meu apoio nessa caminhada tão bonita que vocês têm feito, que o 2º Encontro Missionário da Diocese de Amparo possa trazer muitos frutos para cada um que participa desse processo missionário, que os frutos pela ação do Espírito Santo sejam muitos na vida da Igreja de Amparo, das famílias, das comunidades, de cada um de vocês, procurem encaminhar sempre unidos na missão”, disse o Cardeal.
No próximo ano, a Diocese de Amparo receberá a Escola de Missiologia da Sub-Região Campinas, que engloba seis dioceses. A cada ano a escola acontece em uma cidade. Todos os interessados poderão participar. Para mais informações entre em contato através do e-mail: [email protected]