COMIDI – CONSELHO MISSIONÁRIO DIOCESANO

Assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano): Diácono Ademir Marcelo Ferrarin

Sobre a COMIDI

No documento conciliar Ad Gentes afirma: “A Igreja peregrina é por sua natureza missionária, pois ela se origina da missão do Filho, e da missão do Espírito Santo, segundo o desígnio de Deus Pai”. (AG n. 2ª)

A COMIDI tem com objetivo animar a Diocese e organizar o Povo de Deus, para que seja despertado e assuma sua vocação e responsabilidade missionária. Lembrando-se sempre que “Na Igreja de Jesus Cristo, todo batizado é missionário”.
Ajuda, portanto, todo o cristão a viver intensamente e ser protagonista de sua fé em sua comunidade e no mundo. Motiva a própria Igreja a sair continuamente de suas fronteiras. Faz com que, da comunidade, alguns representem sua missionaridade, partindo para as missões.
A COMIDI não é uma Pastoral a mais e sim um meio para despertar o ardor missionário em todos os batizados que estão engajados nas pastorais, nos movimentos e organismos, ou seja, para toda a Igreja. A Igreja é essencialmente missionária, pois a missão para ela não é uma característica secundária, e sim essencial.

Fundamentação Bíblica e Eclesial
A missão tem sua origem e espiritualidade na própria Trindade Santa, no mistério de sua comunhão íntima entre si. Através da comunhão do Filho e do Espírito Santo, o protagonista da missão, nos foi conferido a conhecer o amor de Deus Pai pela humanidade. A Igreja é missionária porque o próprio Deus o é.
O ato missionário é um ato eclesial. Pois a evangelização não é um ato isolado e individual, mas um serviço sempre realizado em união com a missão da Igreja e em nome da mesma. Sendo assim, o mesmo Espírito que anima a Igreja, suscita os diversos carismas e ministérios para a realização da missão.

Estrutura e Organização
A COMIDI compõem-se por dois membros pôr forânia, um coordenador diocesano (padre), um representante leigo(a), um secretário(a) e dois membros da infância missionária. Para ter um elo de ligação entre o COMIDI e a paróquia formar-se-á o COMIPA (Conselho Missionário Paroquial) que é composto pelo pároco, dois membros de cada comunidade, um membro de cada pastoral e um de cada movimento. A Animação Missionária só faz sentido se estiver em sintonia com o pároco e vice e versa.

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que