O clero da Diocese de Amparo se reuniu para o seu retiro anual, com o tema: “Olhos fixos em Jesus” (cf. Hb 12,2), orientado por Dom Aloísio Jorge Pena Vitral, bispo emérito de Sete Lagoas, Minas Gerais.
O retiro, realizado na Vila Dom Bosco, em Campos do Jordão, teve início na tarde da última segunda-feira (18), e deu-se por encerrado no final da manhã de quinta-feira (21). “(o retiro) …ajudou a reencantar-nos com Ele, nosso Senhor Crucificado e Ressuscitado, aprofundando a verdade de que somente n’Ele nossa vida e vocação encontra sentido”, manifestou Dom Luiz Gonzaga, bispo de Amparo, logo após encerramento.
Ao final deste momento de reflexão e oração que os sacerdotes vivenciaram, perguntamos para alguns como foi sua experiência após os dias de meditação.
“O enfoque do retiro foi a ternura e a misericórdia divinas, olhar com amor para um Deus que nos olha com amor e na troca desses olhares, contemplar o outro com esse mesmo olhar amoroso. Deus nos fez seres afetivos. A afetividade é uma dimensão importante que merece ser explorada na vida sacerdotal. O padre que foi afetado pelo amor do seu Senhor exala a ternura do Deus Apaixonado e Apaixonante. Ignorar tal campo sagrado existente em todos nós é correr o risco de pregar um Cristo que não ama de perto.”
Padre André Ricardo Panassolo – 6 anos de sacerdócio.
“’Olhos fixos em Jesus’. O amado da minha alma, neste retiro, me abraçou com sua misericórdia e me revestiu com seu amor e ternura. Se faz necessário distribuir essa ternura para todos os irmãos.”
Padre Leandro Torres – 7 anos de sacerdócio.
“Estar em retiro é sempre um colocar-se à escuta do Senhor que nos fala ao coração. Mantendo o olhar fixo em Jesus, fomos convidados a, por meio desse olhar, transformar e renovar nossa vida, nossa vocação e nosso ministério.”
Padre Carlos Semensim – 2 meses de sacerdócio.
“Aqui no Retiro cuidamos da Palavra e a Palavra cuidou de nós, com a ternura do Espírito.”
Padre Edson Luis Andretta – 23 anos de sacerdócio.
“O retiro este ano me trouxe ainda mais a alegria e a gratidão a Deus, pelo dom da vocação – do chamado e da Eucaristia – bem maior, alegria pela qual vale a pena se desgastar pelo Reino. As vésperas de completar 50 anos, louvo a Deus por esse momento de renovação e vigor.”
Padre Carlos Panassolo – 20 anos de sacerdócio.
“‘Olhos fixos em Jesus’ (Hebreus, 12, 2) Com este tema vivenciais mais um Retiro do Clero se Amparo. Somos gratos a Deus pelo carinho com que nos conduziu nas paisagens do seu Evangelho e nos tornou mais sábios, fortes e santos na missão de sacerdotes do povo de Deus.”
Padre Milton Modesto – 22 anos de sacerdócio.