Celebrando o mês vocacional, no dia 05 de agosto, o bispo diocesano, Dom Luiz Gonzaga Fechio, presidiu na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas, em Amparo, a cerimônia solene pela ocasião da admissão às Ordens e Ministério do Acolitato e Leitorato dos Seminaristas de Teologia.
Admissão as Sagradas Ordens dos seminaristas Fabrício Fagner Ferreira e Reginaldo Aparecido Grilo; Leitorado dos seminaristas André Couto Canhassi e Eduardo dos Santos Godoi; e Acolitato do seminarista Everton Henrique Nucchi.
Concelebrou o vigário geral, monsenhor Pedro Maia Pastana; o reitor do Seminário Diocesano São José de Filosofia e Teologia, padre Edson Luiz Andretta; padre Edgar de Barros Briozo; padre João Gonçalves da Silva; padre Carlos Roberto Panassolo; padre Sidney Wilson Basaglia; padre Alexandre Pereira; padre Eder Pradella de Oliveira; padre André Luis Rossi; padre Bruno Roberto Rossi; padre Rodolfo Inácio Pasini e padre Rodrigo Carneiro Paiva Mendes, pároco do Santuário de Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, em Monte Sião/MG.
Contou-se também com a presença dos demais seminaristas de nossa diocese, dos pais desses cinco seminaristas, parentes, amigos, fiéis da paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas, bem como das comunidades paroquiais, onde eles exercem o seu estágio pastoral.
Em relação à Admissão, o Ritual Romano afirma que “aqueles que aspiram ao Diaconato e ao Presbiterato manifestam publicamente essa vontade de se entregarem a Deus e a Igreja para exercerem a Ordem Sacra”.
Já, a Instituição ao leitorado e acolitato, também são etapas importantes da formação do candidato ao sacerdócio que, depois de alguns anos de formação, gradativamente vai dando passos concernentes ao futuro exercício do ministério presbiteral. São passos significativos e aprofundados no compromisso que deve levar os seminaristas ao ministério ordenado segundo a graça de Deus.
O leitor tem a função de proclamar a Palavra de Deus, ao passo que o Acólito serve ao altar, podendo distribuir a Comunhão em casos extraordinários.
Tanto a admissão às ordens sacras quanto os ministérios, são como se fossem uma coroação das etapas da vida vocacional dos nossos jovens. Normalmente todos estes momentos já ocorrem quando se esta estudando teologia. São etapas importantes, pois podemos dizer que são respostas concretas da Igreja para com seus filhos, que decidem se dedicar totalmente a Cristo, Sumo e Eterno sacerdote.
Tais celebrações na vida da Igreja, principalmente no âmbito diocesano, se recomenda que sejam feitas de forma pública. É importante que os fiéis possam participar dos momentos que antecedem as ordenações diaconal e presbiteral, para que desde então, conheçam aqueles que posteriormente virão a ser pastores do povo de Deus.
Agradecemos a presença de todos, pedindo que Deus nosso Pai derrame sempre sobre nós, as mais copiosas bênçãos, por intercessão de Nossa Senhora Aparecida.
Informações: Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Arcadas