CARTA DA COLEGIADA AMPLIADA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO ESTADO DE SÃO PAULO

CARTA DA COLEGIADA AMPLIADA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO ESTADO DE SÃO PAULO

                “Sejamos protagonistas da superação da violência

fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é

fruto do desenvolvimento integral de todos.”

                                                                                                                 Papa Francisco

Irmanadas e Irmanados no espírito do Ressuscitado que anima nossas comunidades, ainda vivenciando o 14º Intereclesial. Aos poucos fomos chegando e carinhosamente sendo acolhidas e acolhidos na Paróquia São João Batista na Arquidiocese e cidade de Campinas para mais um encontro da colegiada desta vez com uma maior participação das sub-regiões de Aparecida, Botucatu, Campinas, Sorocaba, SP1, SP2, RP1 e RP2, com o objetivo de fortalecermos nossas comunidades, direcionarmos nossa Mensagem no Estado e definirmos tarefas para o próximo período.

Iniciamos os trabalhos com a mística “Espiritualidade da Paz” neste momento em que refletimos enquanto Igreja a superação da violência com o lema “Vós sois todos irmãos.” Mateus 23,8, assistimos perplexos intervenção militar no Rio de Janeiro que entendemos ser mais um passo do grande golpe na democracia que tanto nos aflige e angustia.

Enquanto cristãs e cristãos, não podemos nos omitir diante deste momento conturbado que vive nosso país. Somos contrários aos acontecimentos, proposta esta que protela avanços sociais, reduz investimentos em áreas essenciais para o povo brasileiro como: saúde, educação, segurança e infraestrutura, colocando os pobres à margem de direitos conquistados com lutas e sangue ao longo da história.

Partilhamos nossas lutas, anseios, sonhos e esperanças. Avaliamos nossa caminhada, revivemos e fizemos memória do 14° Intereclesial das CEBs e reafirmamos o compromisso de sermos uma Igreja que vai ao encontro dos mais pobres. Não servimos o deus mercado. O Deus que servimos liberta e dá vida em abundância para todas e todos.

O momento é crucial e exige que nos unamos na construção e defesa de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e fraterna.

Mais uma vez contamos com a colaboração do amigo Mauro Kano que nos ajuda na construção da mensagem, fortalecendo as CEBs nas nossas sub regiões do Sul 1 e em todo o Brasil. Diante desta conjuntura é preciso que as CEBs se apresentem fortalecidas, organizadas e animadas para enfrentarmos os desafios que o mundo urbano nos apresenta cotidianamente e que afligem diretamente a vida do nosso povo e de nossas comunidades.

Queremos mais uma vez externar nossa gratidão ao Padre Cláudio Zacarias Menegazzi, à Comunidade São João Batista e às famílias que nos receberam pela acolhida, carinho e a alegria de estarem a serviço das CEBs entre os dias 23 a 25 de fevereiro de 2018. Contem com as nossas orações.

Agradecemos ainda a Dom Luiz Gonzaga Fechio bispo da diocese de Amparo que esteve conosco. Sua presença, suas palavras de pastor e incentivo, nos alegra, anima e fortalece a caminhada.

Na resistência e na alegria do reencontro, retornamos às nossas comunidades seguimos em missão, na construção da Justiça e da Profecia a Serviço da Vida.

Amém, Axé, Awere, Aleluia!

             Colegiada Ampliada das CEBs Regional Sul 1 da CNBB, Ano Nacional do Laicato.

                                                                                    Campinas, 25 de fevereiro de 2018.

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que