CARTA DA COLEGIADA AMPLIADA DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE DO ESTADO DE SÃO PAULO
“Sejamos protagonistas da superação da violência
fazendo-nos arautos e construtores da paz. Uma paz que é
fruto do desenvolvimento integral de todos.”
Papa Francisco
Irmanadas e Irmanados no espírito do Ressuscitado que anima nossas comunidades, ainda vivenciando o 14º Intereclesial. Aos poucos fomos chegando e carinhosamente sendo acolhidas e acolhidos na Paróquia São João Batista na Arquidiocese e cidade de Campinas para mais um encontro da colegiada desta vez com uma maior participação das sub-regiões de Aparecida, Botucatu, Campinas, Sorocaba, SP1, SP2, RP1 e RP2, com o objetivo de fortalecermos nossas comunidades, direcionarmos nossa Mensagem no Estado e definirmos tarefas para o próximo período.
Iniciamos os trabalhos com a mística “Espiritualidade da Paz” neste momento em que refletimos enquanto Igreja a superação da violência com o lema “Vós sois todos irmãos.” Mateus 23,8, assistimos perplexos intervenção militar no Rio de Janeiro que entendemos ser mais um passo do grande golpe na democracia que tanto nos aflige e angustia.
Enquanto cristãs e cristãos, não podemos nos omitir diante deste momento conturbado que vive nosso país. Somos contrários aos acontecimentos, proposta esta que protela avanços sociais, reduz investimentos em áreas essenciais para o povo brasileiro como: saúde, educação, segurança e infraestrutura, colocando os pobres à margem de direitos conquistados com lutas e sangue ao longo da história.
Partilhamos nossas lutas, anseios, sonhos e esperanças. Avaliamos nossa caminhada, revivemos e fizemos memória do 14° Intereclesial das CEBs e reafirmamos o compromisso de sermos uma Igreja que vai ao encontro dos mais pobres. Não servimos o deus mercado. O Deus que servimos liberta e dá vida em abundância para todas e todos.
O momento é crucial e exige que nos unamos na construção e defesa de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e fraterna.
Mais uma vez contamos com a colaboração do amigo Mauro Kano que nos ajuda na construção da mensagem, fortalecendo as CEBs nas nossas sub regiões do Sul 1 e em todo o Brasil. Diante desta conjuntura é preciso que as CEBs se apresentem fortalecidas, organizadas e animadas para enfrentarmos os desafios que o mundo urbano nos apresenta cotidianamente e que afligem diretamente a vida do nosso povo e de nossas comunidades.
Queremos mais uma vez externar nossa gratidão ao Padre Cláudio Zacarias Menegazzi, à Comunidade São João Batista e às famílias que nos receberam pela acolhida, carinho e a alegria de estarem a serviço das CEBs entre os dias 23 a 25 de fevereiro de 2018. Contem com as nossas orações.
Agradecemos ainda a Dom Luiz Gonzaga Fechio bispo da diocese de Amparo que esteve conosco. Sua presença, suas palavras de pastor e incentivo, nos alegra, anima e fortalece a caminhada.
Na resistência e na alegria do reencontro, retornamos às nossas comunidades seguimos em missão, na construção da Justiça e da Profecia a Serviço da Vida.
Amém, Axé, Awere, Aleluia!
Colegiada Ampliada das CEBs Regional Sul 1 da CNBB, Ano Nacional do Laicato.
Campinas, 25 de fevereiro de 2018.