CAPELAS SÃO REVITALIZADAS: ZELAR PELA CASA DO SENHOR E DO POVO FIEL

Três capelas na Paróquia de São Sebastião, em Amparo, estão em processo de revitalização.  São elas: A capela de São Sebastião, no bairro dos Rosas, a capela de Nossa Senhora Aparecida, no bairro dos Pedrosos e a capela de São Lázaro no bairro do Ribeirão. Todas com forte importância para os fiéis, as capelas já não conseguiam mais atender as necessidades das comunidades. Por esse motivo, as obras eram de essencial importância para acolher melhor e zelar pela Casa do Senhor.

No bairro dos Pedrosos, houve a troca do telhado, a criação da capela do Santíssimo, a construção da sacristia e uma nova pintura. “Melhorou e muito pra nós. Agora a capela comporta melhor a comunidade”, explica Gilberto Santos, coordenador da comunidade dos Pedrosos. A movimentação que a obra gerou na comunidade fez com que muitos fiéis se entusiasmassem de novo em participar da comunidade.

A capela dedicada a São Sebastião, na comunidade dos Rosas, é a que exige maior dedicação do povo. Construída em 1928, ela permaneceu fechada por muito tempo, sofrendo com o passar do tempo. O madeiramento já foi refeito e o telhado trocado, mas ainda há bastante trabalho. Nada que desanime os devotos moradores da comunidade, que têm suas histórias ligadas à capela. “As obras são sempre um desafio, mas ao mesmo tempo é muito gratificante”, explica o pároco da São Sebastião, padre Carlos Panassolo.

Na Rua Cabo João dos Santos está localizada a capela dedicada a São Lázaro, presente desde a origem da paróquia. Apesar da proximidade com a igreja matriz, que fez a capela perder atividades, como celebrações, foi notável o zelar amoroso dos moradores. Agora, com o novo dinamismo que a comunidade recebeu e com a instalação de missas regulares, foi visto a necessidade da ampliação da capela. Já com o terreno regularizado, foi feito todo o projeto para a futura ampliação. “A capela é muito pequena, e com a maior utilização é preciso acomodar melhor o povo da comunidade”, diz o pároco.

Além das reformas das capelas há também uma em construção no bairro do Flamboyant. O terreno já está com a terraplanagem pronta e os estudos em andamento para o início da construção da capela dedicada a São Vicente de Paulo.

A capela que serviu de escola

Dedicada a São Sebastião, a capela no bairro dos Rosas é parte importante na história do aprendizado, não somente religioso, mas também escolar. Durante os anos de 1983 a 1986, a capela serviu de escola para os alunos do primeiro e segundo ano da comunidade. “Depois de uma forte chuva, o prédio onde ficava a escola ficou inutilizável, então o padre Chico, na época, cedeu a capela para que fossem feitas as aulas”, relembra o eremita Vanderlei de Lima, morador do bairro e aluno na época das aulas na capela.

O eremita recorda que as turmas eram divididas pelo corredor central. De um lado o primeiro ano, do outro o segundo e uma professora revezava entre duas lousas. “Dava pra ver toda a aula da outra turma. Todo mundo via tudo”, lembra. O antigo altar ainda estava lá e havia goteiras na capela. Depois de 1986, as aulas já passaram para a escola Gisselda Aparecida Turola Piovezan, que funciona até hoje.

Vanderlei Lima ainda destaca que além de alfabetizado, seus pais se conheceram em uma festa realiza lá, e, depois de alguns anos, se casaram. “A capela faz parte da minha vida e da minha família, por isso é emocionante e muito bonito poder vê-la sendo reformada e reaberta”, alegra-se.

Informações: Pascom São Sebastião

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que