A Capela Senhor Bom Jesus do Martírio, Paróquia São José Operário, situada à beira da SP 95 (Rod. Valdir Beira), em Amparo, foi construída por volta do ano de 1940. Naquele tempo as festas aconteciam com participação das pessoas do local, e celebravam as missas os padres que residiam no Educandário Nossa Senhora do Amparo; monsenhor João Batista Lisboa, inclusive, ali celebrou por muitos anos.
A Capela ficou fechada por aproximadamente 40 anos, sendo utilizada somente para a novena de natal, sob os cuidados das Irmãs Orionitas da Congregação das Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade, que administram o Educandário.
Em dezembro de 1996 começou o trabalho de comunidade com a Novena de Natal realizada em uma garagem. Em março de 1997, sob a orientação do padre, hoje emérito, Francisco de Paiva Garcia, a Capela do Bom Jesus do Martírio abriu as portas para a Catequese de crianças e jovens do bairro Vale Verde e arredores. No mês de novembro de 1997 foi celebrada a Primeira Eucaristia das crianças e jovens do bairro e também a primeira missa na Capela do Bom Jesus do Martírio pelo padre Francisco, e em dezembro a Novena de Natal nas casas e Celebração de Natal na Capela.
Em agosto de 1998 foi realizada a primeira festa do Padroeiro. Dia 12 de maio de 2013 foi a última missa na Capela antiga do Bom Jesus. Dia 18 de maio de 2016, às 19h30, foi celebrada a primeira missa na Capela nova do Senhor Bom Jesus do Martírio, na Solenidade de Pentecostes.
Informações: Pascom São José Operário
Texto integrante do Informativo bimestral O AMPARO, da Diocese de Amparo
Acesse a versão digital em: https://issuu.com/diocesedeamparo