Dom Francisco José Zugliani, primeiro bispo da nossa diocese, hoje emérito, completa 86 anos nessa sexta-feira, 01. Dom Francisco nasceu em Mineiros do Tietê, São Paulo. Filho de Ângelo Zugliani e Neide Ometto Zugliani, é o terceiro filho de sete irmãos.
Começou sua jornada como sacerdote em 09 de julho de 1961, onde foi ordenado na matriz de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de Jaú, São Paulo. Logo depois iniciou seus trabalhos na Diocese de São Carlos, como vigário da Paróquia de Itapuí. Em 1982 assumiu como pároco a Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio, em Jaú, onde permaneceu até ser eleito bispo em 23 de dezembro de 1997, foi ordenado em 18 de março de 1998 e assumiu a Diocese de Amparo em 25 de março de 1998.
No dia 14 de julho de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia feito por alcançar o limite de idade previsto. Mesmo depois de emérito, continuou morando na cidade de Amparo, São Paulo.
No dia 06 de julho de 2014 decidiu se mudar para Jaú, São Paulo, onde foi pároco por trinta e um anos antes de ser nomeado bispo. Em 17 de julho do mesmo ano, aconteceu na Igreja do Rosário, em Amparo, uma celebração eucarística presidida por Dom Francisco, e concelebrada por Dom Pedro Carlos Cipollini, então bispo diocesano, e demais padres da Diocese, na qual Dom Francisco se despediu formalmente da cidade. “Ausento-me de Amparo, mas levo a cidade e a Diocese no coração para rezar por todos. Peço que rezem também por mim, pois estamos unidos na fé e na caridade.” Afirmou na época. Atualmente, Dom Francisco ainda reside em Jaú, cidade onde também mora quatro irmãos e uma irmã com suas respectivas famílias.
O Bispo Emérito deixa um recado e uma benção para a população da diocese em virtude de seu aniversário: “Desejo que a Diocese de Amparo possa continuar os trabalhos que procuramos lançar na unidade de diretrizes pastorais. Por final dou ao Bispo de Amparo (Dom Luiz Gonzaga Fechio) a todos os padres e a todo o povo a minha benção: abençoe-vos Deus todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.” Manifestou Dom Francisco.