A última quinta-feira, 17 de agosto, foi marcada por uma visita mais que especial para o Regional Sul 1 da CNBB. Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, na África, visitou a sede do episcopado paulista e participou da Reunião do Conselho Episcopal da CNBB Regional Sul 1 (CONSER), para apresentar a realidade de sua diocese e a necessidade da presença do Regional Sul 1 naquela região.
O primeiro momento da reunião, os bispos discutiram os assuntos referentes ao episcopado local; já na segunda parte, foi tratado sobre o Projeto Missionário na África.
Por meio do Conselho Missionário Regional, através de Dom José Luiz Bertanha, presidente da Comissão de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, o bispo brasileiro de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, foi convidado a participar desta reunião para apresentar a realidade de sua diocese e a necessidade da presença do Regional Sul 1 naquela região.
O apelo de Dom Luiz Fernando foi apresentado na última assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 e todos os bispos presentes acolheram, com espírito missionário, profético e solidário, o pedido de ajuda do bispo de Pemba.
Na ocasião foi anunciado os primeiros missionários para a Missão Pemba, serão enviados sete missionários da Fraternidade Missionária “O Caminho”, sendo um padre, um frei, três irmãs e dois leigos para a missão na diocese de Pemba, na região de Nangade, Moçambique, onde já se encontra o Pe. Salvador, da Diocese de Guarulhos. A Fraternidade Missionária “O Caminho”, marca presença missionária junto aos pobres, em cerca de 80 lugares, com casas espalhadas pelo Brasil e outros países.
O secretário-geral do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Julio Endi Akamine, fala sobre as expectativas desta primeira Missão Ad Gentes do Regional Sul 1. “Minha expectativa é que este seja o início de uma colaboração missionária longa, contínua e frutuosa de nosso Regional. Sem se substituir ao protagonismo das Dioceses, espero que este projeto missionário faça crescer a consciência e o compromisso missionário das dioceses de nosso regional”, disse d. Julio, em nome da presidência do episcopado paulista.
No dia 16, pela manhã, Dom Luiz se reuniu também na sede do Regional Sul 1 com os representantes do Regional Sul 1 da CNBB, os membros do Conselho Missionário Regional (Comire) e os frades da Fraternidade Missionária “O Caminho” (Fraternidade dos Pobres de Jesus). Lá eles delinearam a missão, e conheceram de perto os desafios da diocese africana, de Pemba, Moçambique, especialmente o envio de missionários para aquela região.
A ação missionária da Igreja no Regional está em sintonia com a Comissão para Ação Missionária e cooperação intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo papel é promover a ação missionária e evangelizadora, a formação e atividade dos missionários, e a ajuda intereclesial, no Brasil e além-fronteiras.
Informações: CNBB Sul 1