No início do século XX, fortes chuvas fizeram com que as águas do córrego do Mosquito, que cortava as terras da fazenda do Tanque, no bairro de Coqueiros, transbordassem, colocando em risco não apenas a sede, as casas dos colonos, as plantações, como também as tulhas que se encontravam abalroadas de café, pronto para embarcar na Companhia Mogyana. Caso as chuvas não cessassem, fatalmente a sobrevivência da fazenda estaria comprometida. Católicos fervorosos e devotos de Nossa Senhora Aparecida, a família Barros rogou aos céus e a gloriosa mãe de Jesus prontamente os atendeu, fazendo com que o arco-íris cortasse o firmamento, anunciando o final das chuvas. Tudo estava salvo…
Em agradecimento à Virgem Maria com o título de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o Major Alfredo de Barros e Dona Benta Maria de Barros doaram o terreno para que ali fosse erguida a capela em louvor à santa.
Assim começou a história da centenária capela de Nossa Senhora Aparecida em Arcadas, que certamente marca de alguma forma a vida de milhares de devotos e habitantes ao longo destes mais de cem anos. A Capela Centenária foi restaurada e inaugurada no dia 10 de outubro de 2010, passando a acolher os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Arcadas, Amparo.
Em cumprimento de uma promessa realizada pelos proprietários da Fazenda do Tanque (hoje Fazenda Arcadas), mais precisamente de Dona Benta Maria de Barros e do Major Alfredo de Barros, no início do século XX, conforme publicação do jornal “Commércio de Amparo” ano IV – nº 937 de 08 de janeiro de 1904, encontrava-se exposta a planta da capela já em construção a cargo do senhor Trigueiro, em honra a Nossa Senhora Aparecida, chamada na época de “Capella de Apparecida de Coqueiros”.
Informações: Pascom Nossa Senhora Aparecida de Arcadas
Texto integrante do Informativo bimestral O AMPARO, da Diocese de Amparo
Acesse a versão digital em: https://issuu.com/diocesedeamparo