ANIVERSÁRIO NATALÍCIO DE DOM LUIZ GONZAGA FECHIO

A Diocese de Amparo louva a Deus pelo dom da vida de nosso bispo Dom Luiz Gonzaga Fechio que celebra seu aniversário natalício neste dia 04 de dezembro.

Que Deus o abençoe e Nossa Senhora do Amparo o cubra com seu manto protetor.  Feliz aniversário!

Rezemos por nosso pastor!

Confira uma breve biografia de Dom Luiz:

O Papa Francisco nomeou Dom Luiz Gonzaga Fechio como bispo de Amparo no dia 06 de janeiro de 2016, transferindo-o da sede titular de “Puzia di Bizacena” e do ofício de auxiliar na arquidiocese de Belo Horizonte/MG.

Dom Luiz tomou posse como terceiro bispo diocesano de Amparo, no sábado dia 19 de março de 2016, Solenidade de São José, na Catedral Nossa Senhora do Amparo.

Foi nomeado bispo auxiliar de Belo Horizonte em 19 de janeiro de 2011. Tem como lema episcopal “Pela graça de Deus”. Natural de Matão/SP, nasceu no dia 04 de dezembro de 1965. É mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo.

Na trajetória episcopal, acompanhou a região de Nossa Senhora Aparecida e a Pastoral Presbiteral, atuou no Conselho arquidiocesano para o diaconato permanente, no Colégio de leigos e no Vicariato para a ação social e política. Dom Luiz é membro da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz, no quadriênio 2015-2019.

Dom Luiz estudou teologia entre os anos 1987 e 1990 na PUC Campinas. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 14 de dezembro de 1990. Foi padre da diocese de São Carlos (SP) até sua nomeação como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Nos seus dois primeiros anos como sacerdote, de 1991 a 1992, dom Luiz trabalhou na Paróquia Santo Antônio, em São Carlos, colaborando também no Seminário Diocesano, como orientador espiritual e auxiliando em algumas aulas. Nos cinco anos seguintes (1993 a 1997), foi vigário paroquial e pároco nas cidades de Bariri e Itaju. Em 1998, transferido para Jaú, atuou como pároco nas paróquias Nossa Senhora do Patrocínio e Nossa Senhora de Fátima e reitor no Seminário Propedêutico, entre os anos 1998 e 2006. Nos dois anos posteriores cursou mestrado. Retomou o Propedêutico no segundo semestre de 2008, até 2009, quando foi transferido para exercer a função de reitor no Seminário Maior (Filosofia), em São Carlos(SP).

De abril de 2009 até sua ordenação episcopal realizou trabalho pastoral na Paróquia Santos Anjos, em São Carlos. Durante o período em que trabalhou como formador, participou do Conselho de Presbíteros. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 19 de janeiro de 2011 e recebeu a ordenação episcopal no dia 19 de março, na Catedral de São Carlos/SP.

Compartilhar:

Veja mais

No domingo, dia 25 de agosto, a Diocese de Amparo promoveu um encontro especial para os catequistas de todas as paróquias. O evento, que