Aconteceu no domingo, dia 7 de agosto, na Paróquia São Benedito, em Itapira, uma Hora de Adoração Eucarística em preparação ao Congresso Eucarístico de Manaus, que trouxe reflexões a respeito da Eucaristia e da ação missionária na Amazônia.
As reflexões giraram em torno de: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”; e o lema, “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a Arquidiocese de Belém, a terceira mais antiga do Brasil, se mobilizou desde o último Congresso Eucarístico, realizado em Brasília em 2010, para organização deste evento. Suas 86 paróquias, o clero, comunidades religiosas, novas comunidades, pastorais e movimentos, leigos, consagrados, voluntários e profissionais de diversas áreas de atuação trabalharam duro para acolher fiéis vindos de todos do Brasil.
A evangelização na Amazônia é realidade concreta há 400 anos. Inicialmente infundida pelos Padres Jesuítas, posteriormente outras Ordens Religiosas e, também os leigos, foram assumindo a missão de transformar as comunidades amazônicas mais humanas, solidárias, testemunhas de partilha e alegria pelo anúncio do Reino de Deus.
Tudo isso com a força da Eucaristia a Igreja cresce e se torna fonte de transformação no mundo no qual vivemos, precisamos formar em nossa caminhada de povo de Deus, uma Cultura Eucarística, ela é o centro de toda missa da Igreja e deve ser também a nossa missão como evangelizadores, leigos e agentes de pastoral, formados na escola da eucaristia transformamos assim nossa realidade e nossas vidas em ações concretas tendo como base fundamental Jesus no Pão Eucarístico alimento que nós vida e vigor às nossas comunidades.
Estiveram reunidos o pároco padre Ademir Bernardelli, o seminarista John Torres, pastorais, movimentos e povo de Deus diante de Jesus na Eucaristia, celebrando a fé e confirmando o compromisso com Jesus Cristo presente real e verdadeiramente na Eucaristia, em unidade com a Igreja presente na Amazônia, tendo esta unidade de fé com nossos irmãos e irmãs daquele Estado de Manaus. Podendo assim, diante de Jesus na Eucarística, fortificar e celebrar com a Igreja o dom maravilhoso de Deus presente em nosso meio.
“Que cada uma de nossas paróquias em nossa diocese possa criar em si uma cultura Eucarística, pararmos, e diante do Santíssimo todas nossas pastorais e movimentos, juntamente com seus pastores, adorarem ao Senhor. Para que todos possam reconhecer a Jesus no partir o pão”, disse o pároco.
Informações: Pascom São Benedito/Itapira